Poder Goiás

Goiânia, 20/04/24
Matérias
Reprodução

Tanto a Prefeitura como o Governo de Goiás já possuem plano de contingência para mitigar os efeitos do vírus

Governo de Goiás confirma primeiros casos do novo coronavírus no Estado

12/03/2020, às 16:24 · Por Pedro Lopes

O governador Ronaldo Caiado (DEM) confirmou os primeiros casos do novo coronavírus,em Goiás. Os três pacientes são mulheres e teriam contraído o vírus no exterior. Uma das pessoas tem 38 anos, está em Goiânia e chegou dos EUA. A outra tem 61 anos, está em Rio Verde e passou pela Espanha. Já a terceira, de 31 anos, passou pela Itália e também se encontra em Goiânia.

Tanto a Prefeitura de Goiânia como o Governo de Goiás articulam planos para mitigar a propagação do vírus. A Secretária de Saúde, Fátima Mrué, explica que o Plano de Contingência do Coronavírus começou a ser elaborado desde a notificação do Ministério da Saúde.  O plano, que já está em execução, contempla a capacitação de profissionais da saúde, medidas de vigilância, prevenção e assistência a eventuais casos confirmados na capital.

A titular da Secretaria ainda esclarece que os profissionais da saúde foram capacitados e as unidades de estão prontas para tratar, imediatamente, qualquer caso de suspeita da doença. O Prefeito de Goiânia, Iris Rezende, afirma que não há razão para pânico, pois a cidade tem feito o dever de casa.

Já o governo realizou três reuniões relacionadas à Saúde no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, com diferentes grupos de interesse, que estão discutindo questões referentes às empresas e indústrias, órgãos públicos e transportes coletivos. Estiveram presentes, dentre outros, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Metrobus, Associação dos Hospitais de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg), Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TC-GO), Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO), Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) e Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO).

As discussões ainda não foram finalizadas e devem seguir até o início da noite. A primeira reunião foi com o núcleo empresarial, depois com os representantes dos Poderes e órgãos públicos. Por último, o governador conversa com os responsáveis pelo transporte coletivo. Isso mostra que as medidas devem afetar todas as áreas no Estado. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, nesta quarta-feira, 11, o novo coronavírus como uma pandemia. Em Goiás, tem outras 14 suspeitas.


Coronavírus Saúde Prefeitura de Goiânia Governo de Goiás
P U B L I C I D A D E