Poder Goiás

Goiânia, 19/04/24
Matérias
Divulgação

É consenso entre os governadores, inclusive para Ronaldo Caiado - que se esforça para manter uma postura pacificadora - de que a redução terão impactos onerosos aos cofres estaduais

Caiado faz ponte com Paulo Guedes em busca de conciliação sobre o ICMS dos combustíveis

12/02/2020, às 19:18 · Por Pedro Lopes

Durante o 8º Fórum de Governadores, que ocorreu nesta terça-feira, 11, em Brasília, o governador Ronaldo Caiado (DEM) e o ministro da Economia, Paulo Guedes, discutiram pautas econômicos, incluindo a proposta de redução do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de combustíveis. 

O tema é o atual grande embate entre Governo Federal e os Estados, que alegam que não têm condições de abrir mão da receita oriunda do ICMS. É consenso entre os governadores, inclusive para Ronaldo Caiado - que se esforça para manter uma postura pacificadora - de que a redução terão impactos onerosos aos cofres estaduais.

Caiado ligou para o ministro quando o assunto acirrou ânimos no Encontro, que se dispôs a ir até os governadores. Lá, ele explicou que apesar das declarações incisivas do presidente Jair Bolsonaro sobre o tema, a pauta deve ser discutida numa perspectiva mais ampla, envolvendo a reforma tributária e o Pacto Federativo. “Tudo isso tem que estar dentro da reforma tributária, vamos ter que analisar tudo. Estou aqui basicamente para dar uma mensagem de que vamos estar juntos nisso, nós vamos trabalhar juntos”, destacou Guedes.

Caiado, por sua vez, reforçou seu tom conciliatório e afirmou que reformas dessa amplitude precisam ser bem pactuadas entre Estados e a União. “Quase a totalidade dos Estados não consegue sair da crise fiscal sem que haja uma parceria, seja no Regime de Recuperação Fiscal (RRF) ou dentro de um plano de estabilização, conhecido como Plano Mansueto”, declarou.



ICMS economia Paulo Guedes Ronaldo Caiado 8º Fórum de Governadores
P U B L I C I D A D E