Poder Goiás

Goiânia, 23/04/24
Matérias
Divulgação

Agora, cabe ao Comitê Nobel da Suécia análise os indicadores e eleger o vencedor do prêmio, que deve ser divulgado em outubro. Já a cerimônia para condecoração será em dezembro

Médico Zacharias Calil é o primeiro goiano indicado ao Prêmio Nobel de Medicina

29/01/2020, às 10:27 · Por Pedro Lopes

O cirurgião pediátrico goiano Zacharias Calil foi indicado ao Prêmio Nobel de Medicina em 2020. Zacharias, que também é deputado federal pelo DEM, foi indicado ao prêmio pela Câmara dos Deputadoscom apoio do Senado. 

Em publicação no Instagram, ele diz que “Nunca imaginei que pudesse, um dia, representar o Brasil na disputa de um Prêmio Nobel de Medicina – a mais prestigiada condecoração da ciência, realizada pelo Instituto Karolinska, da Suécia".

Em entrevista para a Sagres 730, o médico e pesquisador, se mostrou muito empolgado e elencou seus principais feitos para medicina, como profissional e como pesquidador. “Nós desenvolvemos técnicas de cirurgia, patenteei um medicamento para redução de tumores benignos em crianças e adultos agora, como pesquisa”, contou, citando ainda outros brasileiros indicados anteriormente, como César Lattes e Carlos Chagas.

Zacharia afirmou que deve muito ao serviço público, onde ingressou na carreira e conquistou notoriedade, além da da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde se formou. 

⁣Agora, cabe ao Comitê Nobel da Suécia análise os indicadores e eleger o vencedor do prêmio, que deve ser divulgado em outubro. Já a cerimônia para condecoração será em dezembro.



Prêmio Nobel de Medicina Medicina Zacharias Calil,
P U B L I C I D A D E