Poder Goiás

Goiânia, 19/04/24
Matérias
Divulgação

Represa se rompeu no último dia 4 após chuva intensa no local, de acordo com Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad)

Pontalina: laudo aponta chuva intensa e falhas estruturais como causas de rompimento de represa

12/01/2020, às 06:15 · Por Pedro Lopes

O laudo da perícia que apurou o rompimento de uma represa de uma fazenda de Pontalina combinou três fatores que motivaram o acidente.  São eles: chuva intensa, falta de manutenção e falhas estruturais. O dono da propriedade, o ex-prefeito Edson Guimarães, foi multado em quase R$ 100 mil por negligência.

A represa se rompeu no último dia 4 após chuva intensa no local. De acordo com Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a água chegou a destruir a residência de um casal.

A barragem estava no Córrego do Jataí e foi criada para irrigar a plantação da propriedade de Guimarães. Foi registrado em Pontalina 192 milímetros de chuva em 12 horas de chuva no dia do rompimento, fato que, alinhado a falhas estruturais, causou o fato. Segue os pontos destacados pelo laudo que explicam o vazamento: 

  • Chuva muito volumosa e rara;
  • A barragem foi feita, provavelmente, sem planejamento técnico de engenheiros e "por mão de obra não habilitada ou, se legalmente habilitada, imperita na atividade";
  • A estrutura usada para impedir que a represa transbordasse era menor do que o necessário e tinha uma adequação que impedia o funcionamento correto e adequado dessas estruturas.


Pontalina Represa Vazamento Laudo
P U B L I C I D A D E