P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 28/03/24
Matérias
Agência Brasil

Desde que a DTP foi amplamente aplicada, a partir da década de 1990, houve uma redução importante do número de casos de difteria, tétano e coqueluche

Após escassez, Ministério da Saúde repassa 6 mil doses da vacina DTP para Goiânia

10/01/2020, às 07:19 · Por Pedro Lopes

Seis mil doses da vacina DTP (difteria, tétano e coqueluche) foram distribuídas entre os 68 postos de vacinação de Goiânia. As doses foram oferecidas pelo Ministério da Saúde (MS) à prefeitura da capital após período de seis meses sem repasses, o que provocou escassez da vacina.

Em média, a demanda pelo DTP gira em torno de três mil crianças ao mês. Porém, em razão do atraso no repasse, especula-se que a busca seja bem maior.

Desde que a DTP foi amplamente aplicada, a partir da década de 1990, houve uma redução importante do número de casos de difteria, tétano e coqueluche. Por isso, é fundamental que os pais levem seus filhos para receber a vacina, destaca o diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Leandro Nascimento.

Segundo ele "em 2013 tivemos, em Goiânia, 21 casos registrados de coqueluche em crianças com menos de um ano, em 2019 foi apenas um caso. Isso, graças a vacina ministrada nas crianças e nas gestantes”.


DTP Ministério da Saúde Prefeitura de Goiânia Vacinação
P U B L I C I D A D E