P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 29/03/24
Matérias
Vanessa Martins/G1

Fazendeiro alegou que sempre acompanhou o fluxo de água no local, mas que a quantidade de chuva naquele dia excedeu a média histórica

Semad tinha conhecimento de redutor de vazão de represa rompida em Pontalina

09/01/2020, às 06:45 · Por Pedro Lopes

A implantação de madeiras como barragem para um alto volume de água na represa situada na Fazenda São Lourenço das Guarirobas, em Pontalina, era de conhecimento da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), aponta matéria do jornal O Popular. Quem afirma isto é a geógrafa Rosana Gama, integrante da Associação dos Consultores Ambientais do Estado de Goiás. Rosana foi a responsável técnica para a concessão da outorga que liberou o uso da água para irrigação na fazenda em que a represa está instalada.

Segundo ela, trata-se de uma situação legal e que ainda sobrou 1,30 metro de vão livre para a água escoar. Assim, em uma situação de chuva normal, o vão seria suficiente para verter água represada. Ainda no contexto da fazenda, a Semad aplicou multa que pode chegar a R$ 90 mil ao dono da propriedade, Edson Gonçalves, por diversas irregularidades encontradas no local. 

O fazendeiro alegou que sempre acompanhou o fluxo de água no local, mas que a quantidade de chuva naquele dia excedeu a média histórica. Em oito choras, choveu 192 milímetros, um valor considerado bastante alto. 



Represa Vazamento Semad,
P U B L I C I D A D E