Poder Goiás

Goiânia, 19/04/24
Matérias
Paulo José

Durante vistoria das obras da Praça Universitária, Iris Rezende afirmou que a Prefeitura de Goiânia passou "praticamente dois anos equilibrando as finanças"

Iris quer que Goiânia receba investimentos correspondentes a cinco anos em 2020

29/12/2019, às 09:10 · Por Pedro Lopes

O prefeito Iris Rezende (MDB) vistoriou na sexta-feira, 27, as obras de requalificação da Praça Universitária e entregou a revitalização da Praça Dr. Borges dos Santos Dias, localizada na Rua 3 com a Rua 91, no Setor Central. No espaço que está sendo reformado, Iris disse que quer que Goiânia receba investimentos correspondentes a cinco anos em 2020.

“Passamos praticamente dois anos equilibrando as finanças, começamos as obras neste ano e queremos que 2020 represente cinco anos de trabalho em apenas um ano. A Prefeitura não pode parar, nem descansar. Temos trabalhado incansavelmente para conseguir reduzir os problemas vividos pela população e preparar Goiânia a cada dia para que ela se torne uma das mais belas cidades do Brasil”, afirmou.

Durante a vistoria, o secretário Dolzonam da Cunha Matos (Seinfra) mostrou ao prefeito que a reconstrução das pistas internas da Praça Universitária já foi concluída e está em fase final a recuperação das calçadas. “Dentro do projeto, a secretaria já reconstruiu 7 mil m² do asfalto das pistas internas e está trabalhando na recuperação da calçada, numa extensão de 931,43 m, com implantação do piso tátil e da ciclovia”, explicou.

Como proposta de requalificar o lugar, a Seinfra também já substituiu as lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas Led, nos 78 pontos existentes em toda a praça, sendo 34 na parte interna, com lâmpadas de 120 watts, e 44 na parte externa, com lâmpadas de 160 watts. Além disso, no local foram implantados quatro jardins de chuva para auxiliar a drenagem urbana e melhorar a umidade do ar.

O projeto de revitalização total da Praça Universitária contempla ainda a recuperação do espelho d’água e uma nova configuração para o Bar da Tia. Durante audiência pública realizada no início de novembro, o secretário Dolzonan da Cunha Mattos, colocou o projeto para análise de uma comissão formada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Escola de Belas Artes, Secretaria Municipal de Cultura, estudantes e representantes da comunidade. A ideia é resgatar o simbolismo da praça e promover uma revitalização que reflita o sentimento da cidade.

“Estamos aguardamos a colaboração de arquitetos, urbanistas, estudantes e da sociedade para finalizarmos e colocarmos em licitação o que estiver faltando para a revitalização da Praça Universitária, que deverá ter início entre os meses de março e abril do próximo ano”, finalizou o secretário Dolzonan Mattos.


Obras Prefeitura de Goiânia Iris Rezende Praça Universitária Seinfra Comurg
P U B L I C I D A D E