P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 29/03/24
Matérias
Divulgação

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), junto ao Instituto Mauro Borges (IMB), assumiu a intermediação do diálogo entre as partes para que se chegue a um acordo

Governo Caiado cria câmara para conciliar repasses entre indústria e produtores de leite

24/12/2019, às 07:25 · Por Pedro Lopes

O Governo de Goiás apresentou na semana passada os resultados gerados com a criação da Câmara de Conciliação da Cadeia Láctea do Estado de Goiás, que reúne representantes do governo, da indústria e dos produtores rurais com o objetivo de selar acordos sobre o repasse de valores comerciais. 

É comum que haja conflitos entre produtores de leite e a indústria láctea em razão das oscilações de preço na venda do leite. O produtor rural vendia seu produto sem saber previamente o que seria pago por ele. O valor só era determinado cerca de 45 dias após a venda. A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), junto ao Instituto Mauro Borges (IMB), assumiu a intermediação do diálogo entre as partes para que se chegue a um acordo.

“Chegamos a uma metodologia que traz ao produtor rural uma perspectiva real do que ele deve gastar e como ele deve organizar as suas finanças, ao mesmo tempo que também auxilia as indústrias a definirem o que podem pagar, dentro das limitações de mercado”, afirmou o governador Ronaldo Caiado.

Para isso, foi criado um índice de referência para os preços com base em uma cesta pré-definida de produtos. “Foi um trabalho sério e comprometido do governo, com muita transparência, apresentando índices de mercado que vão certamente dar respaldo para que as indústrias de laticínios e os produtores de leite possam se fortalecer cada vez mais no Estado de Goiás”, ressaltou o titular da Seapa, secretário Antônio Carlos Neto.



Leite Produtor Rural Indústria Láctea Governo
P U B L I C I D A D E