Poder Goiás

Goiânia, 03/03/21
Matérias
Divulgação

SAMU disponibilizará essa informação para a população em geral, uma vez que todas as viaturas já possuem sistema de rastreamento por GPS utilizado para controle interno

Projeto da Câmara de Goiânia prevê localização de ambulâncias do Samu em tempo real

19/12/2019 · Por Pedro Lopes

Os vereadores de Goiânia aprovaram, em primeira votação, o projeto de lei que permite acompanhar a localização de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em tempo real. O objetivo da proposta e garantir transparência do serviço prestado à população.

Em justificativa, a vereadora Sabrina Garcêz (sem partido), autora do projeto, defende que a nova lei apenas disponibilizaria essa informação para a população em geral, uma vez que todas as viaturas já possuem sistema de rastreamento por GPS utilizado para controle interno. O local deve ser disponibilizado ao solicitante por meio de site e/ou aplicativo.

"É fundamental que os usuários possam saber o local em que a viatura se encontra até chegar no pronto atendimento, e poderão acompanhar também o pós atendimento, em situações nas quais a vítima seja conduzida para um hospital", completou a vereadora. O projeto, criado em agosto deste ano, segue para segunda votação no Plenário.

Samu para animais

Também foi aprovado, em segunda votação, o projeto de lei que permite a criação do Serviço Móvel de Atendimento Veterinário, o SamuVet. De acordo com a proposta, a Prefeitura de Goiânia disponibilizará ambulâncias para recolher cães, gatos e cavalos das ruas da capital, em caso de situações de risco, atropelados ou sofrendo com maus-tratos, e que estejam provocando transtornos ao trânsito.

O serviço poderá ser acionado pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana e será composto de um veículo com carreta acoplada, com equipe de um médico veterinário e um motorista. Os animais recolhidos serão encaminhados para o Centro de Zoonoses da Prefeitura.

Futuramente, conforme justificado no projeto, o SamuVet deve ser integrado ao Hospital Veterinário Municipal assim como ao Centro de Atendimento Animal (CAA). A matéria de iniciativa do vereador Zander Fábio (Patriotas) aguarda sanção ou veto do prefeito Iris Rezende (MDB).


SAMU Tempo Real SAMU VET Câmara de Goiânia
P U B L I C I D A D E