Poder Goiás

Goiânia, 19/04/24
Matérias
Divulgação

Após o período da solicitação, o estudante ou o responsável deverá entrar no site entre os dias 20 e 29 janeiro para confirmação da vaga

Novos alunos podem solicitar vagas na rede estadual até 7 de janeiro

18/12/2019, às 10:52 · Por Pedro Lopes

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), abriu nesta semana o período de solicitação de vagas para o ano letivo de 2020 na rede pública estadual de ensino. Até o dia 7 de janeiro, as pessoas interessadas em estudar em uma das escolas estaduais devem solicitar a vaga por meio do site: www.matricula.go.gov.br

A solicitação de vaga deve ser feita apenas para novos alunos, ou seja, alunos de outras redes de ensino (municipal, federal e privada), alunos de outros estados ou alunos que deixaram de estudar e querem retornar. Para fazer a solicitação é necessário ter em mãos: o nome completo do aluno, nome completo da mãe (ou responsável), CPF do aluno, data de nascimento, etapa, série e turno desejados, opções de escolas (se possível três), o município da escola que deseja estudar (obrigatório), telefone para contato e e-mail.

A opção de três escolas visa alocar o estudante em uma escola de seu interesse, caso sua primeira opção não possa ser atendida. Historicamente, cerca de 90% dos estudantes conseguem se matricular na primeira opção preenchida, e, de toda forma, os demais vão para uma das suas escolas escolhidas.

Para garantir o acesso ao sistema de solicitação de vagas, as escolas e as sedes das Coordenações Regionais de Educação (CREs) terão suas estruturas de informática à disposição das famílias que não têm acesso à Internet, assim auxiliando os pais, responsáveis e estudantes a efetuarem a solicitação de vaga.

Renovação de Matrícula e Transferência por Interesse Próprio (TIP)

Para aqueles que já estudam em uma escola estadual e desejam permanecer na mesma escola em 2020, o estudante (maior de 18 anos) ou o responsável, deve fazer a Renovação da Matrícula, presencialmente na sua própria escola, no período entre 16/12/2019 a 7/1/2020. Os alunos que não renovarem a matrícula perdem a garantia de vaga na mesma unidade de ensino.

Os alunos que estudam em uma escola estadual e por motivos próprios desejam a transferência para outra escola também estadual deverão solicitar a Transferência por Interesse Próprio (TIP), presencialmente na sua escola atual, no período, entre 16/12/2019 a 7/1/2020.

Efetivação da Matrícula de Alunos Novos

Após o período da solicitação de vaga, o estudante ou o responsável deverá entrar no site www.matricula.go.gov.br , entre os dias 20/01/2020 a 29/01/2020 para verificar em qual unidade escolar foi alocado e comparecer na Escola para a efetivação de sua matrícula.

No ato da efetivação de matrícula, os estudantes precisam apresentar documentos pessoais (CPF, RG, certidão de nascimento ou de casamento), comprovante de endereço e comprovante de escolaridade (histórico escolar, declaração de aprovação ou declaração de cursando).

Ano letivo de 2020

Segundo o Calendário Escolar aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), o Ano Letivo de 2020 vai começar no dia 27 de janeiro, com o acolhimento e planejamento das atividades nas unidades escolares, e início das aulas no dia 30/01/2020.



Educação Matrícula
P U B L I C I D A D E