Poder Goiás

Goiânia, 20/04/24
Matérias
Divulgação

Em abril, Governo de Goiás determinou que produtores rurais reduzissem em 50% a captação de água outorgada

Chuva volta ao normal e Governo de Goiás libera captação na bacia do Meia ponte

13/12/2019, às 01:21 · Por Pedro Lopes

A gestão Ronaldo Caiado (DEM) revogou, via portaria publicada no Diário Oficial do Estado nessa quinta-feira, 12, portarias que restringiam o uso de recursos hídricos na bacia hidrográfica do Meia Ponte em função da baixa vasão do curso d'água no período de seca. Em 30 de abril deste ano, o governo publicou um decreto declarando situação de emergência na bacia do rio para garantir o uso prioritário da água.

Durante o período de enfrentamento da escassez hídrica, houve redução de 50% das outorgas de propriedades rurais e limitação dos horários de irrigação. Ainda no período de mobilização para evitar o racionamento de água em Goiânia e região metropolitana, o Governo de Goiás determinou que produtores rurais reduzissem em 50% a captação de água outorgada, além de vincular horários de irrigação com a vazão média registrada no dia. 

Assim, caso a vazão estivesse acima de 2.300 l/s, os produtores podiam irrigar das 19h às 3h. Entre 1.800 l/s e 2.300 l/s, o horário ficou restrito ao período entre 19h e meia-noite ou 22h e 3h, conforme opção do usuário. Caso a vazão estivesse entre 1.300 l/s e 1.800 l/s, a irrigação poderia ser feita entre 20h e 23h ou 23h e 2h. Se o volume registrado fosse abaixo dos 1.300 l/s, ficava suspensa o uso da água para irrigação. 

Segundo a secretária Andréa Vulcanis, o retorno das atividades normais no campo dependia da solidificação do tempo chuvoso. “Tivemos precipitações irregulares em novembro, em comparação com anos anteriores, de modo que preferimos a cautela até que as chuvas se estabelecessem de forma mais firme”, aponta. “Com a média da vazão se mantendo acima dos 6 mil litros por segundo desde a semana passada, decidimos liberar a captação e o uso normal da água na bacia”, completa. 



Semad Rio Meia Ponte Crise Hídrica Ronaldo Caiado
P U B L I C I D A D E