Poder Goiás

Goiânia, 19/04/24
Matérias
Reprodução

De acordo com o MP-GO, funcionário nunca compareceu na secretaria para trabalhar

Prefeito de Luziânia é acionado na Justiça por contratação de servidor fantasma

09/12/2019, às 11:12 · Por Pedro Lopes

O prefeito de Luziânia, Cristovão Tormin (PSD), é investigado pela contratação de funcionário fantasma. O caso é investigado pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), que apura a nomeação de Joaquim Chaves de Freitas Carvalho no cargo de chefe de Divisão de Atividades Recreativas, lotado na Secretaria de Esporte e Lazer. Na ação, o MP-GO solicita o bloqueio de bens do prefeito.

De acordo com o órgão, Joaquim nunca compareceu na secretaria para trabalhar. O próprio funcionário afirmou aos promotores que ia ao gabinete do prefeito raramente para fazer serviços particulares para Tormin. Além disso, a investigação apurou que Joaquim é irmão da prefeita de Novo Gama, Sônia Chaves de Freitas Carvalho Nascimento (PSDB), aliada do prefeito de Luziânia.

A investigação identificou que o servidor foi exonerado em março deste ano. Apesar disso, ele continuou a receber normalmente por pelo menos dois meses. A informação foi confirmada pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO).

Investigação

Joaquim disse também que conseguiu o cargo por ter relação antiga com Tormin. No entanto, os promotores acreditam que o funcionário foi lotado na prefeitura em troca de apoio político para o primo do prefeito, Wilde Cambão (PSD), que foi candidato a deputado estadual.

De acordo com a ação, o órgão tem investigado o prefeito desde o início do ano e constatou diversas irregularidades. Tormin é alvo de mais de 100 investigações de casos como contratações de funcionários fantasmas, nepotismo, entre outros casos.



Cristovão Tormin PSD Luziânia
P U B L I C I D A D E