Poder Goiás

Goiânia, 19/04/24
Matérias
Divulgação

Goiás hoje é o 6º maior Estado produtor de frangos e 5º que mais exporta no país

Missão chilena chega a Goiás e expectativa é para ampliação das exportações de frango

03/12/2019, às 19:21 · Por Pedro Lopes

Uma missão sanitária desembarcou em Goiás para certificação sanitária em unidades de produção do produto em quatro municípios do Estado. A vinda ao Brasil é resultado de convite formulado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para certificação da sanidade do plantel avícola brasileiro. Além de Goiás, os chilenos visitarão também o Espírito Santo.

Integram a missão o médico veterinário Fabián Lercero San Martin, do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura do Chile, e o médico veterinário Alvaro González Rubio, chefe do Departamento de Vigilância e Controle de Enfermidades da Divisão de Proteção Pecuária, do Departamento de Sanidade Animal chileno. Goiás hoje é o 6º Estado produtor de frangos e 5º Estado exportador do Brasil.

Os especialistas do Chile participaram nesta terça-feira (3) de reunião técnica na Agência Goiana de Defesa Agropecuária, órgão oficial de defesa sanitária animal no Estado. A comitiva foi recebida pelo presidente José Essado, que explicou como funciona a Agência, suas unidades espalhadas pelo interior, as atividades e os programas que desenvolve no campo da defesa sanitária animal e vegetal.

Ainda na Agrodefesa, o gerente de Sanidade Animal, Antônio do Amaral Leal, fez palestra sobre o perfil da avicultura goiana, falando sobre números da produção, participação na avicultura nacional, exportações, importância da avicultura para o agronegócio e para a economia de Goiás e outros pontos relevantes. 

Nesta quarta (04) os chilenos farão visitas técnicas em unidades das granjas integradoras Nutriza, nos municípios de Ipameri e Pires do Rio e ainda na Super Frango em Itaberaí e Itaguari. Nesta etapa eles serão acompanhados pela coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola da Agrodefesa, médica veterinária Silvânia Andrade Reis e pelo representante da SFA-Goiás, Cleverson Acypreste. 


Avicultura Agrodefesa Governo de Goiás
P U B L I C I D A D E