Poder Goiás

Goiânia, 19/04/24
Matérias
Vinicius Pereira/Folha Press

Pagamento da tarifa de ônibus por QR Code e cartões de crédito e débito, em Goiânia, começa em 2020

Usuários do transporte coletivo ganham mais opções de pagamento da tarifa de ônibus

28/11/2019, às 00:02 · Por Pedro Lopes

Usuários do transporte coletivo em breve  poderão pagar a passagem com cartão de débito e recarregar o cartão Sitpass durante a viagem. Um novo sistema de bilhetagem ainda permite flexibilização da tarifa.

O novo sistema de bilhetagem eletrônica da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC), apresentado nesta semana, deve entrar em vigor até dezembro de 2020. Com ele, os usuários do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia poderão pagar as passagens por meio de QR Code, cartões Sitpass, cartão de crédito ou débito por aproximação (NFC), pagamento em nuvem, recarga a bordo, wi-fi a bordo e atualização de dados dos cartões a bordo, além de reconhecimento por biometria facial.

Os recursos a serem implantados em Goiânia já estão disponíveis em nove capitais brasileiras, entre elas Rio de Janeiro e São Paulo. De acordo com a RMTC, essas novas tecnologias vão facilitar o acesso ao serviço do transporte coletivo e garantir mais segurança aos usuários. Conforme apresentado no evento, realizado na sede da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), as ferramentas de hardware e software serão fornecidas pela empresa brasileira Prodata.

A primeira fase, que contempla a biometria facial e o QR Code, será executada em até oito meses após a assinatura do contrato, segundo cronograma divulgado pela RMTC.

A segunda fase terá prazo de conclusão de quatro meses após o término da primeira etapa. A previsão é que o novo sistema esteja em pleno funcionamento até dezembro de 2020.


CMTC Tarifa Transporte Coletivo Goiânia
P U B L I C I D A D E