P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 29/03/24
Matérias
Marcelo Camargo/ABR

Na avaliação dos advogados Igor Escher e Elias Menta, as contínuas manifestações falaciosas do ministro representantes um ataque à autonomia universitária, além de ferir a honra e a moral coletiva de professores

Professores da UFG abrem ação cautelar contra ministro da Educação

27/11/2019, às 00:15 · Por Pedro Lopes

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg) abriu nesta segunda-feira, 25, ação cautelar contra o ministro da educação, Abraham Weintraub, no Supremo Tribunal Federal (STF), após ele ter declarado que as universidades têm “plantações ostensivas de maconha”. É o primeiro sindicato a interpelar judicialmente o ministro.

Na ação, a Adufg cobra de Abraham que mostre evidências de sua afirmação e que falácias desse tipo sem provas apenas desmoralizam o trabalho das universidade, que é produzir ciência.

“O ministro da Educação mentiu ao fazer estas declarações. É um absurdo que o responsável pela educação no país propague mentiras e falácias. Ele precisa entender que suas falas possuem consequências. Nós produzimos ciência. Isso é um desrespeito com a comunidade acadêmica”, disse em nota o presidente da associação, Flávio Alves da Silva.

Na avaliação dos advogados Igor Escher e Elias Menta, as contínuas manifestações falaciosas do ministro representam um ataque à autonomia universitária, além de ferir a honra e a moral coletiva de professores de todas as universidades e institutos federais do Brasil.

O objetivo da ação cautelar é que o ministro se retrate perante suas afirmaçães sem respaldo com a realidade. Os advogados também irão abrir uma ação reparatória pelos danos morais causados, uma vez que tais declarações extrapolam “qualquer moralidade e probidade que um gestor do primeiro escalão do Poder Executivo deveria ter, sobretudo como Ministro da Educação, cujo papel primordial é aprimorar a educação e as universidades públicas, não depreciar sua imagem, especialmente quando não se comprova nada do que fora dito".


Adufg sindicato educação ufg
P U B L I C I D A D E