Poder Goiás

Goiânia, 20/04/24
Matérias
Divulgação

A partir de agora fica liberada a prática da pesca esportiva, na modalidade "pesque e solte"

Goiás regulamenta pesca esportiva durante a piracema

19/11/2019, às 13:02 · Por Pedro Lopes

A gestão Ronaldo Caiado (DEM) publicou nova regulamentação da prática da pesca esportiva, na modalidade "pesque e solte", durante o período de reprodução dos peixes em Goiás, conhecido como piracema. Está revogado o disposto no inciso I, do artigo 9º da Instrução Normativa nº 02/2019 da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), publicada na edição de 16 de abril de 2019, que proibia a prática. 

O texto anterior previa a proibição total da pesca, inclusive da atividade esportiva. Segundo a análise feita por técnicos da Semad, esse tipo de pesca, no entanto, tem caráter sustentável e agregador à economia de Goiás, além de oferecer impactos mínimos ao ambiente de reprodução dos peixes, uma vez que caracterizada pelo que é conhecido como “pesque e solte”. 

A secretária Andréa Vulcanis ressalta, no entanto, que seguem proibidas quaisquer atividades de pesca amadora, subaquática, ornamental e artesanal, exceto, neste último caso, para subsistência de ribeirinhos, indígenas e comunidades tradicionais quilombola. “Também segue proibido qualquer tipo de transporte de peixes e consumo de peixes pescados, dentro do estabelecido pela legislação de cota zero em Goiás, no período da piracema”, conclui.


Piracema Meio Ambiente Rio Araguaia Semad Pesca Esportiva
P U B L I C I D A D E