Poder Goiás

Goiânia, 20/04/24
Matérias
Divulgação

Hoje, o resgate é feito envolvendo uma série de órgãos, mas o destino é um só: Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, em Goiânia

MP-GO e órgãos de proteção ambiental se reúnem para debater resgate de animais

17/11/2019, às 02:49 · Por Pedro Lopes

Foi realizado na última semana um encontro entre o Ministério Público de Goiás (MP-GO) e órgãos de proteção ambiental para dar continuidade na definição de um fluxograma de resgate de animais silvestres no Estado. 

Na ocasião, foram debatidas formas distintas de abordagens e acolhimento dos animais resgatados. O analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) Luiz Alfredo Baptista propôs a criação de dois sistemas de resgate: um na Região Metropolitana de Goiânia e outra no interior. Atualmente, o resgate é feito envolvendo uma série de órgãos, mas o destino é apenas o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), situado na capital. 

Outro ponto que ganhou destaque na reunião foi a dificuldade de comunicação entre os órgãos envolvidos no resgate de animais. Logo, foi sugerida a criação de grupos de contato visando integrar as diversas frentes envolvidas, além de um canal como porta-voz integrando a sociedade.  

Nos últimos cinco anos, 18.842 animais silvestres foram resgatados em Goiás pelo próprio Ibama, Corpo de Bombeiros e técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia (Amma). 

Animais Silvestres Ibama Resgate MP-GO
P U B L I C I D A D E