Poder Goiás

Goiânia, 19/04/24
Matérias
Divulgação

Regime de chuvas deste ano foi foi irregular, o que motivou Caiado a solicitar a elaboração da estratégia para o período de estiagem de 2020

Governo Caiado prepara plano para enfrentar crise hídrica do ano que vem

14/11/2019, às 00:00 · Por Pedro Lopes

O Governo de Goiás já prepara um plano de ação para o enfrentamento da crise hídrica de 2020. A informação foi divulgada nesta semana pela secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis. 

Segundo ela, o regime de chuvas deste ano foi foi irregular, o que motivou o governador Ronaldo Caiado a solicitar a elaboração da estratégia para o período de estiagem de 2020. Nos 12 primeiros dias deste mês de novembro, por exemplo, foram registrados apenas 29 milímetros de chuva na capital. No mesmo período do ano passado, havia chovido 122 milímetros.

Além disso, a estiagem foi mais longa que o normal: a primeira chuva do segundo semestre de 2018 aconteceu em 15 de agosto, enquanto em 2019 ocorreu em 25 de setembro. “Ano a ano a situação tem piorado. O controle que nós temos é de recuperação em solo, para estruturar a recepção dessa água da chuva para que ela permaneça na bacia”, afirmou Vulcanis em entrevista à Rádio Sagres. 

Como a recuperação da vegetação nativa e das nascentes é uma medida de médio prazo, ainda são necessárias medidas emergenciais e de curto prazo para evitar o desabastecimento da Região Metropolitana de Goiânia e outras áreas do Estado. 

“O Governo de Goiás determinou a manutenção do estado de alerta e já estamos elaborando, de forma conjunta com o Corpo de Bombeiros, Batalhão Ambiental, Saneago, Faeg e outras instituições, o nosso plano para o ano que vem, quando podemos encontrar um cenário mais difícil”, finalizou a secretária. 


P U B L I C I D A D E