P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 29/03/24
Matérias
Carlos Siqueira/UFG

Helena Carasek, Pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação, recepciona empresas que ocuparão espaços no Parque Tecnológico

Quatro empresas começam a se instalar no Parque Tecnológico Samambaia da UFG

09/11/2019, às 00:12 · Por Pedro Lopes

A Universidade Federal de Goiás (UFG) entregou nesta semana, chaves para as quatro empresas que irão se instalar no Parque Tecnológico Samambaia. Selecionadas em chamada pública, celebraram uma Aliança Estratégica para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com a UFG e ocupam  salas do Parque Tecnológico por meio de Cessão de Uso de Imóvel.

São elas, Agbitech Controles Biológicos, Centro de Soluções Analíticas, Nelore Myo Genética Bovina e Imaginie Tecnologia Educacional. A empresa Mundo Verde Soluções Agrícolas está no cadastro de reserva. A Aliança Estratégica prevê a colaboração técnico-científica, visando o desenvolvimento conjunto de produtos, processos e serviços inovadores, bem como a transferência e a difusão de tecnologias entre a UFG e as empresas.

O Parque Tecnológico Samambaia, endereço delas agora, fica no Câmpus Samambaia da UFG, em uma área de 17,9 hectares. O espaço é destinado a empresas de base tecnológica em estágio inicial ou já consolidadas. Abriga também laboratórios e centros de P&D, voltados para a prestação de serviços tecnológicos altamente especializados.

No local funcionam o Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI) e a Agência UFG de Inovação, que abriga a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) e a expansão do Centro de Empreendedorismo e Incubação de Empresas (CEI).

A pró-reitora adjunta Helena Carasek disse que espera reforçar as parcerias entre empresas e a UFG. "A expectativa é  que cresçam e ocupem espaços ainda maiores. Juntos e transformem o estado de Goiás com inovação", destaca.

Os representantes das empresas selecionadas tiveram a oportunidade de apresentar seus empreendimentos e suas áreas de atuação. O diretor-técnico do Centro de Soluções Analíticas, Fábio Sandrim Julião, comentou que a instalação no Parque Tecnológico Samambaia é a consolidação de uma parceria com UFG, voltada principalmente para a inovação e a pesquisa. A empresa tem foco em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) voltada às indústrias farmacêutica, química, alimentícia e cosmética.

Já a representante de outra empresa, a Nelore Myo, Amanda Martins explicou que a empresa desenvolve tecnologia na área animal e considerou que a parceria com a Universidade potencializará a expansão do negócio.


UFG Parque Tecnológico Samambaia Inovação Ensino Superior
P U B L I C I D A D E