Poder Goiás

Goiânia, 20/04/24
Matérias
Foto: Agência Brasil

Os EUA de Trump pedem informações adicionais ao governo Bolsonaro e estabeleceram que uma nova inspeção sobre a qualidade da carne deverá ser realizada no Brasil

Trump dá nova rasteira em Bolsonaro e Estado de Goiás sai perdendo

05/11/2019, às 00:05 · Por Eduardo Horacio

Em mais um gesto que frustrou o governo Jair Bolsonaro, os Estados Unidos negaram a abertura de seu mercado para a carne bovina in natura do Brasil, pleito que estava incluído nas negociações de uma parceria estratégica acertada com o presidente Donald Trump. O Estado de Goiás tem uma perda enorme com a decisão.

E como isso prejudica Goiás? O Estado de Goiás hoje é o terceiro maior exportador brasileiro de carne bovina, atrás apenas de São Paulo e Mato Grosso. Goiás exporta 12,5% da carne total do Brasil e a tendência é que o volume, hoje de 45 mil toneladas de exportações apenas em Goiás, aumentasse rapidamente com a liberação de Trump, o que seria bom para o PIB goiano.

A decisão dos EUA é resultado de uma inspeção técnica liderada pelo Departamento de Agricultura americano no Brasil, cujo relatório foi disponibilizado para o governo brasileiro na quinta-feira, 30, e que só veio a público na terça-feira, 4 de novembro. Os americanos pedem informações adicionais ao governo Bolsonaro e estabeleceram que uma nova inspeção sobre a qualidade da carne deverá ser realizada no Brasil.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, ficou decepcionada com o teor do relatório por considerar que todas as informações solicitadas pelos EUA tinham sido esclarecidas. Não haveria, portanto, necessidade de agendamento de uma nova missão ao país.

Até o momento, só houve concessões pelo lado brasileiro nas relações com os EUA, como foi o caso da abertura de uma cota para a importação de trigo dos EUA. Em março, em visita à Casa Branca, Bolsonaro acertou com Trump que o Brasil permitiria a importação de até 750 mil toneladas de trigo dos EUA com tarifa zero.


Donald Trump Jair Bolsonaro Carne Bovina Exportações Economia
P U B L I C I D A D E