P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 29/03/24
Matérias
Reprodução/Rota Jurídica

Podem se inscrever pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e/ou social

Projeto Meu Pai Tem Nome segue com inscrições até o dia 14 de novembro

29/10/2019, às 00:04 · Por Pedro Lopes

Moradores de Trindade podem se inscrever, até o próximo dia 14 de novembro, no projeto Meu Pai Tem Nome. Realizado pela Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). No último sábado, 19, houve sessões concentradas de mediação relativas a primeira etapa do projeto em Goiânia, na sede da DPE-GO), com o atendimento de 68 famílias (totalizando mais de 180 pessoas) e remarcação de sete sessões. A ação permite o reconhecimento de paternidade/filiação, inclusive com a realização de exame de DNA, quando necessário, de forma gratuita. As informações são do site Rota Jurídica.

O objetivo do projeto Meu Pai Tem Nome é garantir o reconhecimento de paternidade/filiação, seja biológica, afetiva ou por adoção. O primeiro subdefensor público-geral de Goiás, Tiago Gregório, argumenta que tão importante quanto o registro é a forma de condução dessas tratativas. A Defensoria Pública tem primado pela solução extrajudicial, o que possibilita um ambiente pacífico entre as partes e o início/manutenção de um relacionamento saudável. Nos casos onde não há o acordo ou há a necessidade de judicialização, a DPE-GO representa legalmente essas partes. A diretora de Ações Sociais da OVG, Jeane Cássia Abdala, avalia que o projeto permite resgatar a dignidade dessas pessoas, por meio do resgate de sua história.

O encanador Leandro dos Santos, 32 anos, aproveitou o projeto para incluir em sua documentação o nome de seus pais afetivos. Seus pais biológicos são irmãos de seus pais afetivos (duas irmãs e dois irmãos). Seus pais biológicos estavam separados no momento de seu nascimento e a mãe o registrou sem o nome do pai. Pouco antes do filho completar 2 anos de idade, o pai biológico faleceu em um acidente. O irmão do pai pediu à cunhada que permitisse que ele e sua esposa (irmã da mãe biológica) pudessem criar o sobrinho, reconhecendo o vínculo com o pai falecido. “Meu irmão queria registrar o filho, mas acabou falecendo antes. Éramos muito unidos”, comenta o pai afetivo Israel Dias Santiago, 64 anos.

Para se inscrever em Trindade é necessário realizar o agendamento pelo telefone (62) 98330-0213, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, até o dia 14 de novembro. Podem se inscrever pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e/ou social.


Meu Pai Tem Nome Trindade MP-GO
P U B L I C I D A D E