Poder Goiás

Goiânia, 19/04/24
Matérias
Foto: Divulgação

A marcha para o Oeste promovida por Getúlio Vargas, as condições precárias para mudar a capital na década de 30 e o perfil empreendedor da população que ajudou a construir Goiânia foram relembradas por Iris

Iris comemora aniversário de Goiânia com homenagens ao seu criador

24/10/2019, às 00:16 · Por Eduardo Horacio

O prefeito de Goiânia Iris Rezende (MDB) tem participado nos últimos dias de uma série de eventos em homenagem aos 86 anos da Capital – comemorados nesta quinta-feira, 24 de outubro. Sempre que fala de Goiânia, Iris não se esquece de lembrar-se de seu idealizador e fundador, Pedro Ludovico Teixeira.

Com trajetória de 60 anos de vida pública construída a partir de Goiânia e que, posteriormente, tornou-se nacional, Iris Rezende tem biografia que se confunde com a da Capital – Goiânia e Iris têm a mesma idade, com diferença apenas de 2 meses.

Prefeito da Capital por quatro mandatos e governador de Goiás em duas ocasiões, boa parte do que o Poder Público construiu em Goiânia deve-se ao trabalho de Iris – a lista é imensa e merece dedicação em outra ocasião. Iris, porém, prefere dedicar honra ao visionário Pedro Ludovico a ficar exaltando seus próprios feitos.

Entre uma agenda comemorativa e outra, Iris dedicou tempo para ir ao Museu Pedro Ludovico Teixeira. No passado, o local era ponto de encontro entre Iris e seu mentor. Nos últimos anos de vida de Pedro, Iris, que vivia grande ascensão, era o político mais próximo, quem mais o visitava.

Vereadores
Ao participar de outro evento para comemorar a nova idade da Capital, na Câmara de Vereadores, Iris voltou a falar de Pedro Ludovico Teixeira. Aproveitou uma plateia formada por vereadores e estudantes de escolas públicas para contar em que contexto surgiu a Capital e a importância da visão de Pedro Ludovico para que Goiânia florescesse.

Além de levar conhecimento aos estudantes, certamente Iris também ensinou aos vereadores. A marcha para o Oeste promovida por Getúlio Vargas, as condições precárias para mudar a capital na década de 30 e o perfil empreendedor da população que ajudou a construir Goiânia foram relembradas por Iris.

Ao aproveitar o aniversário de Goiânia para fazer diversas homenagens à memória de Pedro Ludovico Teixeira, e apenas a ele, Iris Rezende reforça a para as novas gerações a importância de um dos homens mais relevantes da história política em Goiás. E, mesmo que não o faça deliberadamente, Iris se coloca ao lado de Pedro. 


Iris Rezende Pedro Ludovico Teixeira Goiânia 86
P U B L I C I D A D E