Poder Goiás

Goiânia, 19/04/24
Matérias
Foto: Divulgação

Caiado quer fusão de DEM com o PSL, algo rejeitado por Delegado Waldir, hoje rompido com Caiado

Áudio em que Delegado Waldir fala em ‘implodir Bolsonaro’ aponta que Caiado e DEM querem fusão com o PSL

18/10/2019, às 00:29 · Por Eduardo Horacio

Já está famosa uma gravação vazada à imprensa, de quase 10 minutos (veja ao final da matéria o aúdio completo), que mostra o líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (GO), falando que vai "implodir o presidente" e xingando Jair Bolsonaro. A declaração de Waldir foi dada em reunião com a ala bivarista do PSL, na noite desta quarta-feira, 16, quando os deputados decidiam a estratégia para enfrentar a ala presidencial da legenda, que tentou destituir Waldir do posto e colocar Eduardo Bolsonaro (SP), filho do presidente, no lugar.

O próprio Delegado Waldir confirmou para toda a imprensa a autenticidade da gravação. Algumas vozes reconhecíveis na gravação são as de Felipe Francischini (PR), Dayane Pimentel (BA), Julian Lemos (PB), Daniel Silveira (RJ), Nelson Barbudo (MT) e do próprio Delegado Waldir, todos parlamentares do PSL.

Fusão
O presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL-PR), fiel ao Delegado Waldir, revela um assunto aparentemente secundário mas que para os deputados do PSL é muito importante: uma possível fusão do PSL com o DEM. Francischini alerta que, caso a fusão aconteça, os deputados do PSL perderão espaço, protagonismo e verba pública. “Se a bancada passar o recado que não está com o partido, eles vão fazer a fusão e vão liderar todo mundo aqui. Sem levar fundo, sem levar porra nenhuma e o Democratas vai ficar com o dinheiro de todos vocês aqui”, diz. "Se pegar birra, ou pegar treta tem dois a mais, manda dois embora, tem três a mais, manda três embora. Qual é o problema disso tudo? Não é isso. Ontem, a gente foi na casa, tava o Mendonça, tava o Rodrigo Maia, ligamos para o ACM e o Breda, eles tão louco esperando para a fusão do Democratas com o PSL. Eu estou tentando segurar essa porra. Que eu não quero que aconteça."

Francischini vai além no alerta. "Se a bancada passar o recado que não está com o partido, eles vão fazer a fusão e vão liberar todo mundo aqui, sem levar fundo, sem levar porra nenhuma e o Democratas vai ficar com o dinheiro de todos vocês aqui. Então não tem jeito de dar certo o jogo do Palácio, que eles não combinam o jogo com ninguém. Não tem chance. É impossível. Vocês querem colocar o nosso partido, que a gente construiu, na mão de burocratas, de ACM Neto."

Francischini também diz que o governador Ronaldo Caiado (DEM) está por dentro da possível fusão de PSL e DEM e, por isso, “o Caiado já está de conversa querendo acertar com o (Delegado) Waldir”. “Se a gente não fizer isso, eu juro por Deus, eles estão querendo, estão entusiasmadíssimos, querem fazer um partido com 100 deputados (soma de PSL e DEM hoje daria 80 deputados). E a gente está segurando isso, porque a gente não quer. Porque um dia a gente brincou com isso e ele foi levando a sério, o ACM entrou na conversa, o Mendonça estava lá ontem, o Caiado já está de conversa querendo acertar com o Waldir. E a gente está segurando pelo grupo. Agora se a amostra do grupo der qualquer piso ali já vai, vamos fazer a fusão com o Democratas… Saio com cinco, quatro deputados federais."


Delegado Waldir Ronaldo Caiado Fusão DEM PSL Luciano Bivar ACM Neto Felipe Francischini
P U B L I C I D A D E