Poder Goiás

Goiânia, 20/04/24
Matérias
Divulgação/MP-GO

O risco, apontado pela Vigilância em Saúde do Município, é a ocorrência de epidemia, especialmente de casos da dengue tipo 2

Com risco de epidemia, Goiânia terá gabinete de crise no combate à dengue

15/10/2019, às 00:04 · Por Pedro Lopes

O Ministério Público de Goiás e entidades que atuam conjuntamente em ações preventivas de combate à dengue em Goiânia decidiram restabelecer o gabinete de crise sobre o tema, para a realização de ações coordenadas. O risco, apontado pela Vigilância em Saúde do Município, é a ocorrência de epidemia, especialmente de casos da dengue tipo 2. 

O gabinete será formalizado em documento a ser elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia e terá como integrantes, além do MP-GO, as Vigilâncias Estadual e Municipal de Saúde, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (Aheg), Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego), Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade de Goiás (Ahpaceg), Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás (Secovi), Conselho de Desenvolvimento Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese) e Sindicato da Indústria da Construção de Goiás (Sinduscon). Dirigiram a reunião os promotores Marcus Antônio Ferreira Alves, da 53ª Promotoria de Justiça de Goiânia e Karina D’Abruzzo, coordenadora da Área de Saúde do Centro de Apoio Operacional do MP-GO.

No encontro, realizado na sede do MP-GO nesta quinta-feira, 10, foram definidas diversas outras ações, entre elas, a realização de uma plenária temática sobre manejo clínico de pacientes com dengue, chikungunya e zika. O evento, que será organizado pelo Cremego, deverá reunir representantes da Ahpaceg, operadoras de planos de saúde, sociedades médicas, Secretaria Estadual de Saúde (SES) e SMS.

Visando possibilitar a atualização do sistema de georreferenciamento da prefeitura, o Cremego e a Ahpaceg comprometeram-se ainda a fornecer 20 profissionais para que o serviço de alimentação de dados possa contemplar informações que estão em atraso. Além disso, um trabalho conjunto entre estas duas entidades e a Aheg, Secovi e Conselho de Desenvolvimento Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese) deverá reforçar a conscientização sobre a necessidade de notificação dos casos de dengue nas empresas hospitalares privadas.

Capacitação
O Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Seconci), juntamente com o Sinduscon, comprometeu-se a ofertar treinamento e capacitação a agentes caçadores do Aedes nas obras. Essas agentes são trabalhadores da construção civil que atuarão em ações preventivas de eliminação de criadouros do mosquito. A capacitação para 200 pessoas acontecerá no dia 1º de novembro. E, no dia 8 de novembro, o Sinduscon fará uma palestra para os construtores, cujo tema será o controle vetorial.

O Município de Goiânia, por meio da Secretaria de Educação, com apoio do MP-GO deverá ampliar as capacitações educativas de combate à dengue já apresentadas aos alunos da rede municipal, também às escolas da rede privada.

Durante a reunião, também foi apresentado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia de Goiânia (Sedetec) o novo layout do aplicativo Goiânia Contra o Aedes, que possibilita fazer denúncias de locais com possíveis focos do mosquito. A ferramenta foi reformulada, já está disponível gratuitamente para download e será lançado em breve.


Aedes Aegypti Dengue Zika Chikungunya Saúde Saúde Pública
P U B L I C I D A D E