Poder Goiás
Goiânia, 07/04/20
Matérias
Foto: Divulgação

José Nelto, líder na Câmara, e Renata Abreu, presidente: os dois trabalham que o Podemos receba descontentes com o PSL

Em crise, deputados do PSL tentam migrar para o Podemos

13/10/2019 · Por Eduardo Horacio

Vários deputados do PSL estão negociando uma troca de partido com o Podemos. Segundo o deputado José Nelto (Podemos-GO), em entrevista ao site Congresso em Foco, vários parlamentares de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul e de alguns estados do Norte do país estão tentando trocar o PSL pelo Podemos. "O primeiro nome é da deputada Alê Silva (PSL-MG), que já está acertada. Quanto a outros parlamentares, eu estou conversando com parlamentares do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e também parlamentares do Norte do país", revelou José Nelto ao site.

A deputada Alê Silva (PSL-MG) declarou que pretende “esquecer o PSL”, e afirmou que está aconselhando outros parlamentares a fazerem o mesmo. “Todos os outros nomes estão em sigilo, porque se eu falar um nome agora, estarei traindo a conversa que eu e a Renata [Abreu, presidente da sigla] tivemos com os outros parlamentares”, disse José Nelto.

Para o deputado, o que está causando a debandada são as declarações de Bolsonaro. “Depois do presidente da República anunciar que o PSL é um partido de laranjas, é um partido que passa por dificuldades perante a sociedade, o partido entrou num momento de salve-se quem puder”, declarou.

A crise na sigla foi adiantada em primeira mão pelo próprio site Congresso em Foco um mês atrás, quando deputados revelaram ao site que a situação dentro do partido era de racha e possível debandada. O clima piorou agora em outubro quando Bolsonaro disse para um seguidor esquecer da sigla – e várias pessoas filmaram a fala. Desde então, o tom subiu.

O presidente declarou que não irá deixar a sigla, a menos que seja expulso. Mesmo com tamanha crise instalada, um trâmite burocrático pode travar a ida dos parlamentares ao Podemos. Para que o deputado deixe a sigla e não perca o mandato, é necessário que tenha em mãos uma carta do presidente do partido ou receber uma expulsão. Deputados do PNM e do PSB também estariam tentando aproveitar o momento de instabilidade partidária que o Congresso vive para mudar de sigla migrar para o Podemos.

Nas últimas semanas a sigla atraiu os senadores José Reguffe (DF), que estava há dois anos sem partido, e juíza Selma Arruda (MS), que saiu do PSL após o governo federal agir para esvaziar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Lava Toga, que quer investigar membros de tribunais superiores.


Podemos PSL Luciano Bivar Jair Bolsonaro José Nelto Renata Abreu