P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 29/03/24
Matérias
Foto: Carlos Siqueira/UFG

Entre as universidades públicas, o percentual de cursos com nota 5 é de 20,3%, contra 3,3% das particulares

Balbúrdia: universidades públicas vão bem no Enade e 5 cursos da UFG têm nota máxima

05/10/2019, às 01:50 · Por Eduardo Horacio

Uma das várias universidades acusadas no início do ano de “balbúrdia” por parte do governo de Jair Bolsonaro, a Universidade Federal de Goiás (UFG) alcançou nota máxima em 5 de seus 17 cursos de graduação avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2018. O Enade é uma avaliação aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aos alunos do último ano das faculdades para medir a qualidade dos cursos de graduação, seja da rede pública ou privada.

Em todo o Brasil, somando públicas e particulares, apenas 6% dos 8.520 cursos avaliados obtiveram nota máxima, ou seja, 492 deles. Quase todos os cursos com nota máxima estão sediados em universidades públicas federais. Entre os cursos da rede privada, apenas 3,3% obteve a nota máxima (5) e a maioria ficou na média 3, considerado um desempenho mediano. Entre as universidades públicas, o percentual de cursos com nota 5 é significativamente maior: 20,3%.

Com cara de velório (triste porque as universidades federais tiveram notas bem maiores que as particulares), o ministro da Educação, Abraham Weintraub ainda passou recibo de desinformado ao levantar a possibilidade de “sabotagem” dos estudantes, que intencionalmente buscam notas baixas no exame. Sempre que houve protestos contra cursos de má qualidade e contra cortes nas universidades, isso quase sempre ocorreu nas universidades públicas – e não nas particulares.

Nota Máxima na UFG
Na UFG, em uma escala que vai de 1 a 5, os cursos com nota 5 (portanto, nota máxima) foram Administração, Direito, Jornalismo, Psicologia e Publicidade e Propaganda, todos da UFG de Goiânia. Alcançaram nota 4 Administração e Psicologia (licenciatura), em Catalão; Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais, em Goiânia; Direito, no câmpus de Goiás; e Direito e Psicologia, em Jataí. O curso de Psicologia, também em Catalão, foi o único a receber conceito 3.

CONCEITO ENADE UFG - 2018

Administração (Goiânia)5
Direito (Goiânia)5
Jornalismo (Goiânia)5
Psicologia (Goiânia)5
Publicidade e Propaganda (Goiânia)5
Administração (Catalão)4
Ciências Contábeis (Goiânia)4
Ciências Econômicas (Goiânia)4
Direito (Goiás)4
Direito (Jataí)4
Psicologia (bacharelado e licenciatura Catalão)4
Psicologia (Jataí)4
Relações Internacionais (Goiânia)4
Psicologia (bacharelado Catalão)3
Administração Pública EaD (Catalão)2
Administração (Goiás)2
Serviço Social (Goiás)2
 
UFG Edward Madureira Cursos de Graduação MEC Enade Inep Abraham Weintraub
P U B L I C I D A D E