P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 29/03/24
Matérias
Reprodução

Dentre os malefícios para saúde em casos mais graves decorrentes do alto volume estão problemas como surdez, insônia, demência, irritabilidade, dentre outros

Goiânia: Rua 44 registra níves de barulho mais altos que permitido, causando danos à saúde

03/10/2019, às 00:26 · Por Pedro Lopes

A região da rua 44, em Goiânia, conhecida pela intensa atividade comercial, emite barulhos mais altos que o permitido em Lei Municipal. A informação foi coletada em pesquisa de mestrado do Instituto Federal de Goiás (IFG). 

O estudo registrou 94 decibéis na região, ultrapassando em até 14 decibéis os 80 permitidos para o período diurno na região, conforme determina legislação da capital.

Para chegar ao resultado, a equipe monitorou níveis de pressão sonora em 34 pontos nos setores Central e Norte Ferroviário durante os meses de agosto e outubro de 2018. Entre os locais estão a Rua 44 e as avenidas Independência, Goiás e Contorno.

Quando os estudos começaram o limite permitido em Lei era de 65 decibéis durante o dia na região central capital. Uma lei complementar, porém, permetiu  em agosto deste ano que esse índice fosse esticado para até 80 decibéis permitidos.

Quem liderou a pesquisa foi o estudante do mestrado em Tecnologia de Processos Sustentáveis do IFG, Rômulo Gustavo dos Santos, com  a orientação do professor Lucas Nonato de Oliveira.

A Prefeitura de Goiânia informou por meio de nota que a fiscalização é feita após denúncia através de ligação para o número 161. Assim, é enviada uma equipe da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) para fiscalizar o local denunciado.

Dentre os malefícios para saúde em casos mais graves decorrentes do alto volume estão problemas como surdez, insônia, demência, irritabilidade, dentre outros. 


IFG Estudo Pesquisa Rua 44 Goiânia Som
P U B L I C I D A D E