Poder Goiás

Goiânia, 20/04/24
Matérias
Reprodução

Saneago pede aos moradores de Anápolis que façam o consumo de água de forma moderada

Seca no Rio Caldas deixa bairros sem água em Anápolis

26/09/2019, às 00:02 · Por Pedro Lopes

A Saneago anunciou por meio de suas redes sociais nesta quarta-feira, 25, que o abastecimento de água está prejudicado em Anápolis. O problema na cidade é causado devido a baixa vazão do Rio Caldas, que abastece a região atendida pelo sistema DAIA. 

De acordo com a companhia, o fornecimento deve voltar nesta quinta-feira, 26. A empresa pede aos moradores de Anápolis que façam o consumo de água de forma moderada. 

Meia Ponte 
Um relatório elaborado pela Saneago indica que o Rio Meia Ponte registrou vazão inferior a 1.200 ligros por segundo (l/s) no úlltimo sábado, 21, e na última segunda-feira, 23. As apurações chegaram ao valor de 1.199 l/s. Os resultados estão abaixo do nível crítico 4 (1.500 l/s) que implicaria na adoção de rodízio no abastecimetno de água na região metropolitana de Goiânia. 

O levantamento havia sido pedido pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e foi divulgado nesta terça-feira, 24, pelo órgão. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) divulgou nota nesta terça-feira a respeito da informação e alegou que as leituras de vazões precisam ser relativizadas quanto a "curva média, tanto para baixo, quanto para cima" para fugir de "erros de leitura do equipamento". 


Saneago MP-GO Rio Caldas Anápolis Racionamento de Água Crise Hídrica
P U B L I C I D A D E