P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 29/03/24
Matérias
Divulgação/MP-GO

Juiz da 2ª Vara Criminal da comarca de Planaltina deferiu a expedição de quatro mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão temporária e um mandado de prisão preventiva

Desvio de quase R$ 1,5 milhão na prefeitura de Planaltina é investigado na Operação Chorume

19/09/2019, às 00:02 · Por Pedro Lopes

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) deflagrou, na madrugada desta quarta-feira, 18, a Operação Chorume, que tem por objetivo desmontar associação criminosa em Planaltina de Goiás. O grupo agiu durante a gestão do ex-prefeito David Alves Teixeira Lima (Pros), em 2017, por meio de um esquema ilícito de contratação ilegal de pessoas jurídicas, mediante dispensa de licitação, para a prestação de serviços de coleta de lixo e limpeza urbana no município, sem observar da Lei de Licitações e das demais legislações correlatas.

A apuração, iniciada a partir da instauração do Procedimento de Investigação Criminal (PIC) nº 7/2017, constatou que a associação criminosa tinha envolvimento de agentes públicos e empresários, visando o desvio de recursos públicos, bem como desvendou a prática de fraudes para a celebração de dois contratos administrativos entre o município e as empresas Rode Bem Locação de Máquinas e Equipamentos Ltda. e G.J. Construções e Serviços Ltda., que acarretaram lesão aos cofres públicos no valor de R$ 1.491.060,00.

O Juiz da 2ª Vara Criminal da comarca de Planaltina deferiu a expedição de quatro mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão temporária e um mandado de prisão preventiva, para serem cumpridos em Planaltina. Permitiu ainda o cumprimento de três mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão temporária e um mandado de prisão preventiva, para serem cumpridos em Brasília (DF), além de três mandados de busca e apreensão, sendo dois deles contra pessoas jurídicas, e um mandado de prisão preventiva, para serem cumpridos na cidade de Barreiras (BA).


Operação Chorume Planaltina de Goiás MP-GO
P U B L I C I D A D E