Poder Goiás

Goiânia, 20/04/24
Matérias
Foto: João Ricardo (Jotaric)

Além de Jovair Arantes, que comanda o PTB há 16 anos, negociam ida para o MDB o deputado estadual Henrique Arantes e prefeitos da legenda ligados ao grupo de Jovair

Prestes a perder comando do PTB, Jovair Arantes deve migrar para MDB

16/09/2019, às 00:48 · Por Eduardo Horacio

O ex-deputado federal Jovair Arantes e seu grupo político devem trocar o PTB pelo MDB atendendo o convite do presidente estadual do partido, o também ex-deputado federal Daniel Vilela. O comando nacional do PTB negocia adesão do partido ao governo de Ronaldo Caiado (DEM). A informação é da coluna Giro, de O Popular.

Em visita à Goiânia, o presidente nacional do PTB, ex-deputado Roberto Jefferson, já havia indicado apoio de seu partido ao governo estadual e a troca do comando local em reunião com o governador Ronaldo Caiado. O presidente da Goiás Parcerias, Eduardo Macedo, é o mais cotado para assumir a presidência do PTB no Estado.

Além de Jovair Arantes, que comanda o PTB há 16 anos, negociam ida para o MDB o deputado estadual Henrique Arantes e prefeitos da legenda ligados ao grupo de Jovair. O PTB sempre pertenceu a base política do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), e faz oposição à administração do democrata. Ao lado de Daniel Vilela, os petebistas terão respaldo para seguirem fazendo oposição a Caiado.

Histórico
Se filiar-se ao MDB, o ex-deputado Jovair Arantes estará retomando ao partido onde iniciou sua carreira política, em 1983 (ano em que Iris Rezende iniciou seu primeiro governo). Ele foi vereador em Goiânia pelo partido em 1988 e um ano depois foi um dos fundadores do PSDB no Estado, que surgia em dissidência de PMDB.

Em 1990, Jovair foi eleito deputado estadual pelo PSDB. Foi eleito vice-prefeito de Goiânia em 1992, em chapa liderada por Darci Accorsi (do PT). Em 1994, foi eleito deputado federal e, posteriormente, reeleito mais cinco vezes. Em 2003, ele trocou o PSDB pelo PTB, passando a comandar a legenda no Estado. Em 2018, Jovair ficou sem mandato pela primeira vez em 30 anos – e por isso está perdendo o comando do PTB. 


MDB Daniel Vilela Jovair Arantes PTB Roberto Jefferson Ronaldo Caiado
P U B L I C I D A D E