P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 28/03/24
Matérias
HB Carvalho

50 mil pessoas, segundo a organização, acompanhados de trios, fizeram uma passeata pelas avenidas Araguaia, Paranaíba e Tocantins, até retornarem à Praça Cívica

Com 120 mil pessoas, Parada do orgulho LGBTI chega a sua 24ª edição cobrando direitos

09/09/2019, às 01:02 · Por Pedro Lopes

Pessoas de todo Estado compareceram às ruas do centro de Goiânia neste domingo, 8, para celebrar e cobrar direitos na 24ª edição da Parada Gay. O evento contou com muita festa e música, mas também foi espaço para a cobrança de direitos da comunidade LGBTQ e respeito à diversidade.

A concentração começou por volta de meio dia, na Praça Cívica. Às 17h30, as 120 mil pessoas, segundo a organização, acompanhados de trios, fizeram uma passeata pelas avenidas Araguaia, Paranaíba e Tocantins, até retornarem para a praça. 

Para o assessor de políticas LGBTQ da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Goiânia, Victor Hipólito, o desafio é frear o momento de retrocessos atual. "Vivemos claramente retrocessos nas politicas sociais em geral, mas também, ambientais, de supressão de direitos civis de forma geral", afirmou.

Neste ano, o tema foi "Os 50 anos da Revolta de StoneWall Inn". Esse era o nome de um bar gay nos Estados Unidos onde começou um movimento contra a repressão da polícia. No país, o homossexualismo era visto como crime. Na época, em 1969, os frequentadores reagiram a uma batida policial dando início a uma série de protestos e a primeira marcha do orgulho LGBT



Parada Gay
P U B L I C I D A D E