Poder Goiás
Goiânia, 17/09/19
Matérias
Divulgação/Prefeitura de Goiânia

A Avenida Marginal Botafogo será prolongada em cerca de 1,5km, da Jamel Cecílio até a Segunda Radial, no Setor Pedro Ludovico

Construção de viaduto na Marginal Botafogo provoca mudanças no trânsito

02/09/2019 · Por Pedro Lopes

Será assinada nesta segunda-feira, 2, a ordem de serviço para que o Consórcio Planex Ingá inicie o prolongamento da Avenida Marginal Botafogo. No dia 12 de setembro está previsto o início da construção de viaduto no cruzamento com a Avenida Deputado Jamel Cecílio, na divisa do Jardim Goiás e Setor Pedro Ludovico, região sul da capital. Alterações no trânsito estão previstas para os próximos dias.

Trajetos

A Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) projetou cinco desvios para a região durante o período de obras.

Sentido Sul/Norte

Acesso à Marginal Botafogo: Alameda Leopoldo de Bulhões x 1018  Rua 1018  Rua 109  Avenida E  Avenida A (2,9Km). Acesso ao Centro: Alameda Leopoldo de Bulhões  Alameda Mário Caiado  Avenida Areião  Rua 90  Rua 115  Rua 88 (2 ,7Km).

Sentido Norte/Sul

Acesso BR-153: Marginal Botafogo  Rua PL-3  Rua PL-8  Avenida Botafogo  Rua 1018  Rua 109  Av. Dep. Jamel Cecílio (1,8Km). Acesso ao Terminal Isidória: Marginal Botafogo  Rua PL-3  Rua PL-8  Av. Botafogo  Alameda Leopoldo de Bulhões (0,4Km)

Sentido Oeste/Leste

Acesso à BR-153: Jamel Cecílio  Rua PL-8  Avenida Botafogo  Rua 1018  Rua 109  Avenida Jamel Cecílio (2,9Km)

Adequações

Para viabilizar os desvios foram feitas algumas mudanças em algumas vias existentes. Na Rua 1.018, no Setor Pedro Ludovico a via foi alargada em 5 metros. A rua receberá parte dos desvios programados.  A via faz parte de um corredor que sai da região da sede do Goiás Esporte Clube e chega até o shopping Flamboyant. A Rua 1018 passou de 7 m para 12 m de largura.

A partir desta segunda-feira, o consórcio RedeMob também já iniciará o treinamento dos motoristas e usuários sobre as novas rotas e pontos de paradas de ônibus.

Obras

O complexo viário inclui três elementos diferentes de engenharia, nos mesmos moldes do que ocorreu no cruzamento da Avenida 85 com a Avenida T-63: o elevado, uma rotatória em nível e a trincheira, e cada um deles atenderá a uma das vias atingidas.

A Avenida Jamel Cecílio vai passar pelo elevado sobre toda a obra; no nível da Alameda Leopoldo de Bulhões será construída a rotatória, na rua já existente; e a Marginal Botafogo passará em trincheira por baixo de tudo.

Ao lado do viaduto será erguido um monumento em estrutura metálica de um braço e uma mão, representando, simbolicamente, o traçado da obra, sendo o elevado o braço e a rotatória, a boca de um violão.

A Avenida Marginal Botafogo será prolongada em cerca de 1,5km, da Jamel Cecílio até a Segunda Radial, no Setor Pedro Ludovico.


Prefeitura de Goiânia Viaduto da Música