Poder Goiás

Goiânia, 19/04/24
Matérias
Divulgação

Oito municípios foram adicionados: Aurilândia Piracanjuba, Vila Propício, Caldazinha, Jandaia, Goianésia, Portelândia e Perolândia

Em Mapa Turístico de Goiás, saem Pilar de Goiás e Nova Veneza e entram Goianésia e Caldazinha

29/08/2019, às 00:02 · Por Pedro Lopes

Duas das mais importantes cidades turísticas de Goiás saíram do Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Pilar de Goiás, uma das mais importantes do ciclo do ouro no Estado e Nova Veneza, do tradicional festival gastronômico, não fazem mais parte do mapa.  Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram incluídas na atualização da plataforma. Em Goiás, são 79 municípios no Mapa do Turismo. 

O Estado continua com 10 regiões turísticas: Vale do Araguaia, Ouro e Cristais, Chapada dos Veadeiros, Negócios e Tradições, Pegadas no Cerrado, Estrada de Ferro, Lagos do Paranaíba, Águas e Cavernas do Cerrado, Vale da Serra da Mesa e Águas Quentes.

Doze municípios saíram do Mapa por não cumprirem os critérios exigidos pelo governo federal: Nova Veneza, Luziânia, Pilar de Goiás, Cocalzinho, Morrinhos, Mossâmedes, Córrego do Ouro, Cidade Ocidental, São Luis dos Montes Belos, Itarumã, Ipameri e Simolândia. Oito municípios foram adicionados: Aurilândia Piracanjuba, Vila Propício, Caldazinha, Jandaia, Goianésia, Portelândia e Perolândia.

Além da necessidade de o município ter um órgão de turismo em atividade e conselho municipal de turismo funcionando, o novo mapa adotou outros critérios obrigatórios para a participação na plataforma: orçamento próprio destinado ao turismo, possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, e apresentar Termo de Compromisso assinado pelo prefeito.


Turismo Goiás Turismo Goianésia Pilar de Goiás Nova Veneza Caldazinha
P U B L I C I D A D E