Poder Goiás
Goiânia, 17/09/19
Matérias
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Entre as medidas adotadas pela SMS estão a imunização de todos os trabalhadores dos serviços da saúde, a identificação de fluxos migratórios e de viajantes, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), além da realização de mutirões de vacinação

Prefeitura de Goiânia adota estratégias de prevenção ao sarampo

27/08/2019 · Por Eduardo Horacio

Praticamente erradicado há décadas, o sarampo voltou a ser diagnosticado no País e registrado em diversos estados como Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo. Em Goiás também há casos sendo investigados (aguardando apenas confirmação da contraprova). Em reação, a Prefeitura de Goiânia definiu um plano de ação para aumentar o índice de imunização da população da Capital.

O plano desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estabeleceu diversas estratégias visando aumentar a cobertura vacinal em Goiânia, além do sistema de identificação e notificação da doença. O principal motivo é evitar um surto da doença na cidade.

Entre as medidas adotadas pela SMS estão a imunização de todos os trabalhadores dos serviços da saúde, a identificação de fluxos migratórios e de viajantes, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), além da realização de mutirões de vacinação em locais de baixa cobertura.

A Secretaria Municipal de Saúde também definiu grupos prioritários formados por crianças de 1 a 5 anos de idade (grupo com maior chance de agravamento pela doença) e também de jovens entre 15 e 29 anos, devido à baixa cobertura nessa faixa etária.

Por fim, os integrantes das equipes de estratégia de saúde da família também verificam durante as visitas se as famílias estão protegidas da doença.  


Prefeitura de Goiânia Saúde Sarampo Campanha de Vacinação