Poder Goiás

Goiânia, 19/04/24
Matérias
Foto: PSDB na Câmara

O voto dos dois goianos pode indicar também um afastamento de Marconi de João Doria, governador de São Paulo. Tanto Vecci quando Celio são ligados ao ex-governador goiano

Dois goianos do PSDB votaram contra expulsão de Aécio e irritam João Doria

26/08/2019, às 00:04 · Por Eduardo Horacio

Dois tucanos goianos votaram contra a expulsão do deputado federal Aécio Neves do PSDB. O deputado federal Célio Silveira e o ex-deputado federal Giuseppe Vecci, que são parte da Executiva nacional do PSDB, votaram a favor da permanência de Aécio no partido. Vecci disse à jornalista Fabiana Pulcineli que trabalhou em favor do resultado pró-Aécio e admitiu a preocupação com o precedente que poderia ser aberto no partido. Célio Silveira defendeu a mesma tese: "Executiva faz papel político e não da Justiça. Se for condenado, aí sim teria de sair”.

O voto dos dois goianos pode indicar também um afastamento de Marconi de João Doria, governador de São Paulo. Tanto Vecci quando Celio são ligados ao ex-governador goiano. A decisão a favor de Aécio, no entanto, também favorece Marconi, que respira aliviado. Se nem o processo contra Aécio foi adiante, outros contra os demais tucanos nem devem ser colocados na pauta.

Ao todo, o resultado foi uma goleada de Aécio contra João Doria. 38 tucanos participaram da reunião no diretório nacional do partido, em Brasília, sendo 33 votos a favor de Aécio, 4 contra e apenas uma abstenção.

A vitória de Aécio começou com a escolha do relator, o deputado Celso Sabino (PSDB-PA), que apresentou parecer contrário à admissibilidade das representações. A maioria da executiva acompanhou o entendimento, travando a possibilidade de os casos avançarem para o Conselho de Ética do partido.

Com o clima favorável contra Doria, de última hora Celso ampliou seu relatório e decidiu rejeitar, de uma só vez, dois pedidos: o do diretório municipal e o do estadual de São Paulo. A princípio, só a representação da capital paulista seria analisada. A reunião da executiva chegou a ser interrompida para que ele pudesse refazer seu parecer e enterrasse de vez qualquer chance de Aécio ou outros tucanos serem expulsos da sigla.

O discurso mais comum na defesa de Aécio é que patrocinar um pedido de expulsão de Aécio daria ainda mais gás ao discurso de criminalização da política e do PSDB.

Réu
Aécio é investigado em uma série de inquéritos e é réu, desde abril de 2018, sob acusação de corrupção passiva e obstrução da Justiça. O deputado ainda não foi julgado. O código de ética do PSDB, aprovado em maio, prevê expulsão em caso de condenação por corrupção transitada em julgado, o que não é o caso de Aécio. Mas ainda há tucanos que enxergam brechas para que ele seja enquadrado por outras infrações.

Aécio é réu no processo relativo no ‘caso Joesley’. Ele foi gravado pedindo R$ 2 milhões a Joesley Batista, da JBS. O valor foi entregue em parcelas a pessoas próximas ao tucano, segundo o Ministério Público. A Polícia Federal chegou a filmar a entrega de dinheiro vivo a um primo dele. Aécio nega a prática de crimes e diz que o dinheiro era apenas um empréstimo pedido a Joesley.


Marconi Perillo Aécio Neves João Doria Celio Silveira Giuseppe Vecci PSDB
P U B L I C I D A D E