P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 29/03/24
Matérias
Foto: Divulgação

Caiado chegou a falar em desfazer a venda da Celg, forçando a Enel a devolvê-la para o Estado, mas agora desistiu da briga com a empresa italiana

Caiado desiste da briga e fuma cachimbo da paz com Enel

22/08/2019, às 00:29 · Por Eduardo Horacio

Fã de brigas, o governador Ronaldo Caiado (DEM) desistiu de pelo menos uma. Ele fumou o “cachimbo da paz” com os diretores da italiana Enel (que compraram a Celg em Goiás) e assinará na próxima segunda-feira, 26 de agosto, em Goiânia, um acordo com a empresa. O objetivo é dar fim à crise energética que afeta o Estado. Participarão do ato o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, o presidente da Celg Geração e Transmissão (Celg GT) Lener Silva Jayme, além de representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Desde que assumiu o governo, Caiado comprou uma briga com a Enel Distribuição, que arrematou a Celg D num leilão de privatização realizado em 2016. As falhas no fornecimento de energia elétrica geram uma queixa generalizada não só dos empresários, mas também de pequenos produtores, comerciantes e do cidadão em geral. Caiado chegou a falar em desfazer a venda da Celg, forçando a Enel a devolvê-la para o Estado. Caiado cobrou soluções em reuniões rotineiras no Ministério de Minas e Energia e na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A agenda do dia 26 foi confirmada pelo próprio Caiado nesta quarta-feira, 21, durante anúncio da retomada de atividades da BRF em Mineiros. Em entrevista coletiva, Caiado adiantou que o acordo a ser firmado prevê que a empresa italiana reponha imediatamente 486 megawatts no Estado. “Estaremos, assim, dando as condições adequadas para que tanto a BRF Alimentos quanto outras empresas consigam operar com capacidade máxima em Goiás”, afirmou Caiado. 


Ronaldo Caiado Enel Celg Celg D Energia Elétrica Rodrigo Maia Bento Albuquerque
P U B L I C I D A D E