P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 29/03/24
Matérias
Reprodução

No âmbito regional, Goiás um estado-destaque: é o segundo maior PIB da região centro-oeste e responsável por 27% do PIB da região central do país

Goiás deve crescer 1,1% em 2019, pouco acima da média nacional, aponta Itaú

21/08/2019, às 00:00 · Por Pedro Lopes

Projeções do Banco Itaú preveem que o estado de Goiás deve crescer 1,1% em 2019. Apesar de um crescimento tímido, a projeção é maior que a do Brasil, que deve avançar apenas 0,8%. Apesar de a severa crise econômica ter sido oficialmente encerrada, as projeções para o crescimento do Brasil já foram melhoras no início do ano, mas viu amargar os ânimos devido às instabilidades políticas geradas pelo Governo Bolsonaro e o cenário internacional.

No âmbito regional, Goiás um estado-destaque: é o segundo maior PIB da região centro-oeste e responsável por 27% do PIB da região central do país. No entanto, foi o estado do Centro-Oeste que menos cresceu em meio à crise nos últimos anos. Ao jornal O Popular, a economista do Itaú Unibanco, Paula Yamaguti, disse que Goiás se destaca pelas exportações envolvendo sobretudo o agronegócio e que, com a gradual retomada da economia e dos investimentos, Goiás deve assumir um papel importante nesse movimento. 

Ainda de acordo a economista, a redução da taxa de juros, por exemplo, é um dos combustíveis que estão acelerando a volta dos investimentos no Brasil, que há muito tempo se mantém pífio em razão da grande instabilidade político-financeira do país.  Yamaguti também disse que há uma aposta para produtos de minerais não-metálicos, que cresceu mais que a média regional. Mas para decolar, é preciso que a demanda aumente também. 


Goiás Economia Itaú PIB
P U B L I C I D A D E