Poder Goiás

Goiânia, 23/04/24
Matérias
Reprodução/MP

Dentre os que serão demitidos, estão cerca de 700 professores e 790 técnicos administrativos

Quase 50% dos servidores da UEG serão exonerados até o fim do ano

20/08/2019, às 00:18 · Por Pedro Lopes

Cerca de 1.490 funcionários da Universidade Estadual de Goiás (UEG) devem ser exonerados até o final do ano. O montante representa 47% do quadro de servidores da UEG e inclui professores e técnicos administrativos. As demissões começaram neste mês, com uma primeira fração de 190 demitidos. 

A demissão em massa atende determinação judicial de rescindir os contratos temporários, além de nomear os aprovados no último Concurso Público, bem como realizar outros certames. A Lei põe um limite percentual na quantidade de contratos provisórios em universidades federais: até 20% para servidores técnicos e até 33% para docentes. 

Dentre os que serão demitidos, estão cerca de 700 professores e 790 técnicos administrativos. Parte deles organizam para recorrer na Justiça na tentativa de se tornarem efetivos, ou ao menos receber o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS).

Com o impacto da ausência imediata de mão de obra, uma outra comissão estuda a reestruturação da instituição, que inclui fechamento de cursos e campus. Além disso, as eleições para o cargo de reitor da UEG aguardam um parecer jurídico. 

UEG Ronaldo Caiado Ensino Superior
P U B L I C I D A D E