Poder Goiás

Goiânia, 20/04/24
Matérias
Foto: Divulgação

A guinada na administração municipal em Goiânia, com melhoria acentuada no segundo semestre de 2018 e mais avanços em 2019 – com diversas obras em andamento –, fez com que Iris passasse a ter apoio quase automático e uma maioria confortável na Câmara

Antes críticos e impacientes, vereadores agora se aproximam de Iris

14/08/2019, às 00:06 · Por Eduardo Horacio

Durante a inauguração da maior escola municipal de tempo integral da capital, no Residencial Itamaracá, na última segunda-feira, 12, chamou atenção a quantidade de vereadores que acompanharam e brigaram para estar ao lado do prefeito Iris Rezende (MDB) durante a solenidade. Todos fizeram discursos de agradecimento e homenagem ao prefeito.

O cenário atual, de ‘lua de mel’ entre vereadores e o prefeito Iris Rezende, contrasta com a forma ríspida com que a gestão era tratada por grande parte dos parlamentares – incluindo nomes considerados da base do Paço –, durante o primeiro e segundo anos do mandato do emedebista.

Durante as primeiras prestações de contas na Câmara Municipal, que ocorrem a cada quatro meses, o prefeito era seguidamente submetido a horas e horas de críticas à condução da atual administração. A educação, que motivou a presença dos parlamentares na inauguração da escola, era uma das áreas mais atacadas pelos integrantes do legislativo.

Finanças
No período em que Paço e Câmara Municipal demonstravam pouca (ou nenhuma) sintonia, o prefeito Iris Rezende sempre pedia compreensão com a situação financeira precária da Prefeitura e prioridade em colocar as finanças em ordem. Ainda assim, Iris era sistematicamente cobrado por obras paralisadas, vagas em Cmeis e melhorias no atendimento à saúde, entre outras pautas.

O prefeito teve dificuldades, inclusive, com a aprovação de pautas relevantes para o Paço como atualização do IPTU e ITU. Não foram poucas as vezes em que pautas foram rejeitadas e vetos derrubados, sem que uma base parlamentar fosse articulada.

Mudança
A guinada na administração municipal em Goiânia, com melhoria acentuada no segundo semestre de 2018 e mais avanços em 2019 – com diversas obras em andamento –, fez com que Iris passasse a ter apoio quase automático e uma maioria confortável na Câmara. Os eventos do prefeito passaram a ser frequentados por um grande número de parlamentares, agora sempre muito elogiosos às ações da emedebista.

Ao entregar a nova escola municipal com 250 vagas em tempo integral, Iris estava uma vez mais cercado por vereadores. A novidade é que, além da presença, os parlamentares se revezaram ao microfone entre elogios rasgados e pedidos para que Iris volte a se candidatar no próximo ano. O prefeito agradeceu às celebrações, relembrou as dificuldades superadas e manteve suspense sobre seu futuro político. 


Iris Rezende Educação Câmara de Vereadores Eleições 2020
P U B L I C I D A D E